17 de abr. de 2015

I LOVE RIO

Em 01 de março de 2015, em homenagem aos 450 anos da minha cidade do coração

Um dia fui seduzida sem dó nem piedade. Eu já estava em um relacionamento estável - e até certo ponto satisfatório - mas ai a beleza... A beleza é algo realmente implacável...
Uma covardia reencontrar a maravilhosa em um momento de fragilidade! Quando vi estava fazendo as malas e abandonando meu relacionamento "até certo ponto satisfatório": troquei São Paulo pelo Rio de Janeiro.
Morar no Rio de Janeiro é bem diferente de turistar no Rio de Janeiro. Exige que se enxergue além das aparências. Tem que ser capaz de amar incondicionalmente - sabendo que é um amor cafajeste. Não é pra qualquer um.
Mas beleza do Rio não é apenas fotográfica, geográfica. Existe todo um mundo de sutilezas pra além do óbvio, mas não é visível para qualquer tipo de olhar. A sensação de ser abraçada pela Baía da Guanabara e pelo Morro da Urca é única, algo que nunca senti em outros braços.
E - em pleno purgatório da beleza e do caos - tem a leveza, a ginga, o calor. Do sol sim, mas principalmente das pessoas. O carioca tem o sol dentro de si.
E sinto muita saudade. Eu choro enquanto escrevo isso porque estou longe mas o Rio não sai de dentro de mim. Amor eterno.
Vim embora por circunstâncias alheias à minha vontade, por momento de vida, poderia chamar de renúncia. Ainda não voltei para uma visita. (Quando um namoro termina e a gente ainda ama, leva um tempo pra conseguir ser só amigo...)
Hoje é aniversário do Rio de Janeiro! Quero agradecer por tudo que me fez sentir, tudo que me ensinou e me aplacou. E por um presente mais que especial: uma filha de duas mães e de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Deixo uma pequena homenagem, fazendo minhas as palavras de um carioca que amo, Tom Jobim:
SAMBA DO AVIÃO
(só quem já chegou no Rio de avião pode entender)
Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudade
Rio, teu mar, praias sem fim
Rio, você foi feito pra mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós, pousar

Nenhum comentário: